domingo, 14 de junho de 2009

A Temperatura Ideal




1. A percepção do álcool, da acidez, da fruta e do equilíbrio é sempre influenciada pela temperatura do vinho.

2. Quanto maior a temperatura (mais quente) do vinho mais se realçam o açúcar e o álcool; quanto menor a temperatura (mais frio), a acidez e o tanino são colocados em evidência.


Resultado: um vinho tinto leve (pouco tânico), por exemplo um gamay ou um pinot noir, deve ser refrescado pois não haverá taninos a realçar e sua acidez será suavizada. já um Tannat (extremamente tânico) ou um vinho envelhecido se tornará imbebível com a temperatura muito baixa, e deixará a sensação de adistringência (lixa na língua).por outro lado, ao decidir não refrescar um vinho quando necessário, a sensação de álcool e açúcar será realçada, tornando-o desagradável ao paladar.um vinho branco suave (Chardonnay) refrescados a 8 a 9ºC só realça a acidez, elemento fundamental para o equilíbrio da bebida.


Como refrescar sua garrafa:

* A temperatura ideal para beber vinhos é a ambiente -- mas a temperatura ambiente européia, entre 15,5 ºC e 18,5ºC. Se você tem dúvidas se deve resfriar ou não sua garrafa, faça um teste. Experimente o mesmo vinho com uma diferença de 3ºC entre uma taça e outra e veja qual lhe agrada mais. Se você gostou do resultado vai precisar refrescar sua garrafa. Saiba como:Coloque a garrafa na porta da geladeira antes de servi-lo (Em geral a parte inferior da geladeira diminui entre 5 e 6o C o vinho em um período de uma hora).

* Outra alternativa é depositar a garrafa num balde com gelo e água (a água mantém por mais tempo a temperatura da garrafa) e esperar alguns minutos para resfriar o vinho, seguindo mais ou menos a referência da tabela.

* Os vinhos brancos podem permanecer no balde até o fim de seu conteúdo. Os vinhos tintos podem gelar demais, portanto é preciso ficar atento à temperatura da garrafa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário